FORTALEZAS.ORG

FORTIFICAÇÕES.MUNDO

  • Facebook Social Icon

OFICINA

COMO UTILIZAR O BANCO DE DADOS INTERNACIONAL SOBRE FORTIFICAÇÕES

9 e 10 - novembro de 2017

ARQUITETO  ROBERTO TONERA

Forte Duque de Caxias

Rio de Janeiro - RJ - BRASIL

Retornar para o Encontro

Realização
Apoio

Data e Local

A Oficina Técnica (Workshop): "Como utilizar o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações" será realizada nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, na continuidade do Encontro Internacional Sobre Fortificações e Patrimônio Militar - ICOFORT RIO 2017. A oficina será realizada no Auditório do Departamento de Educação e Cultura - DECEx, no Palácio Duque de Caxias (PDC), Praça Duque de Caxias, 25, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

No dia 9/11 (quinta-feira), a Oficina será ministrada no horário das 13:00 h às 18:00 h.
Já no dia 10/11 (sexta-feira), a parte prática da Oficina ocorrerá no horário das 09:00 h às 12:00 h.
O total da carga horária da Oficina será de 8 (oito) horas, com direito a certificado de participação.

 

Solicita-se aos participantes que, caso possível, levem seu próprio computador notebook para otimizar a parte prática da Oficina, bem como também algum arquivo fotográfico relacionado à uma fortificação (fotografia, mapa, planta, etc., já em formato JPG), e/ou um arquivo já digitalizado em formato PDF referente a uma bibliografia relacionada a alguma fortificação (poderá ser o PDF de um livro, folder, artigo científico, documento impresso ou manuscrito, relatório, parecer, folder, etc.).

Histórico

1. RESUMO:
A Oficina Técnica (workshop): "Como utilizar o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações" objetiva capacitar tecnicamente os gestores de fortificações, pesquisadores e demais profissionais e instituições interessadas no uso, na busca de resultados e na edição de conteúdos do Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações (www.fortalezas.org).

 

O Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações - disponível nos idiomas português, inglês e espanhol, e acessado de forma pública e gratuita no endereço de Internet: www.fortalezas.org - é uma base de dados temática sobre fortificações e patrimônio histórico militar em todo o mundo, abordando construções existentes, ruínas e mesmo fortificações já desaparecidas. Nesse banco de dados é possível consultar, assim como inserir de forma colaborativa, diversos conteúdos sobre as fortificações: descrição histórica, dados técnicos e de visitação, fotografias, vídeos, planos e mapas, documentos históricos e outras bibliografias temáticas com conteúdo integral, biografias sobre personagens históricos, glossário ilustrado de termos técnicos, entre outros conteúdos relacionados a esse patrimônio fortificado.
 

O Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações foi desenvolvido pelo Projeto Fortalezas Multimídia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a coordenação do arquiteto Roberto Tonera (hoje atuando na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/SeCArte/UFSC). A plataforma foi criada em 2002 e publicada na internet em 2008 tornando-se a única base de dados sobre patrimônio fortificado unificada internacionalmente e referendada pelo Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Histórico Militar - ICOFORT (International Scientific Committee on Fortifications and Milatary Heritage), comitê científico do ICOMOS.

 

 

2. PÚBLICO ALVO:

O público alvo da Oficina são os participantes do Encontro ICOFORT Rio 2017, gestores de fortificações, pesquisadores (arquitetos, arqueólogos, historiadores, etc.), instituições de preservação, órgãos de turismo, profissionais de arquivos e bibliotecas, demais interessados em fortificações e patrimônio fortificado.

 

 

3. INSCRIÇÕES:

As inscrições serão gratuitas, com vagas limitadas à capacidade do Auditório.

No preenchimento de formulário de inscrição, a informação correta do nome completo, juntamente com o número do CPF ou (nº do Passaporte, para estrangeiros), é essencial para a emissão posterior dos certificados de participação.

Os certificados poderão ser obtidos diretamente no site www.certificado.prpe.ufsc.br, informando o número do CPF ou Passaporte do participante. O número digitado deve ter 11 dígitos, sem pontos ou traços. No caso de passaportes, acrescentar zeros antes do número até completar os 11 dígitos.

 

 

4. METODOLOGIA:

A Oficina será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, integrando a programação de pós-evento do "International Meeting of Fortifications and Military Heritage - ICOFORT Rio 2017" que ocorre na mesma cidade de 6 a 8 de novembro de 2017 (https://www.icofortbrasil.org/).

 

A Oficina ocorre no dia 9/11/2017 (quinta-feira) das 13:00 h às 18:00 h (5 horas) e no dia 10/11/2017 (sexta-feira) das 09:00 h às 12:00 h (3 horas), totalizando uma carga horária de 8 (oito) horas. Na quinta-feira à tarde será realizada uma apresentação expositiva audiovisual sobre o Banco de Dados: conceituação, objetivos e funcionalidades. Na sexta-feira pela manhã serão realizadas as atividades práticas com os participantes: acessando, consultando, inserindo e editando conteúdos temáticos sobre fortificações, por meio de acesso em linha (on line) à base de dados disponível na internet (www.fortalezas.org). Serão abordados, entre outros conteúdos: descrição histórica das fortificações, dados técnicos e de visitação dos monumentos, fotografias, vídeos, planos e mapas, documentos históricos e outras bibliografias temáticas com conteúdo integral, biografias sobre personagens históricos, glossário ilustrado de termos técnicos.

Solicita-se aos participantes que, caso possível, levem seu próprio computador notebook para otimizar essa parte prática da Oficina, bem como também tenham à mão algum arquivo fotográfico relacionado à uma fortificação (fotografia, mapa, planta de uma fortificação, etc., já em formato JPG), e/ou um arquivo já digitalizado em formato PDF referente a uma bibliografia relacionada a alguma fortificação (poderá ser o PDF de um livro, folder, artigo científico, documento impresso ou manuscrito, relatório, parecer, folder, etc.).

 

Como o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações (www.fortalezas.org) se configura em uma plataforma virtual colaborativa, a oficina objetiva instrumentalizar o público alvo na utilização otimizada dessa ferramenta digital, buscando capacitar adequadamente esses profissionais para o uso, para a recuperação de resultados e para a edição de conteúdos da referida base de dados. Espera-se ainda consolidar internacionalmente essa plataforma digital como a única base de dados unificada sobre fortificações e patrimônio fortificado em todo o mundo, chancelada e referendada pelo ICOFORT - Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Histórico Militar (International Scientific Committee on Fortifications and Milatary Heritage), comitê científico do ICOMOS.

Informações

Informações técnicas sobre a Oficina podem ser obtidas diretamente com o arquiteto Roberto Tonera (UFSC), pelos contatos: roberto.tonera@ufsc.br e/ou telefone (55-48) 99963-6324. Outras dúvidas operacionais podem ser sanadas diretamente com o  Coronel Marcelo de Mello Ribeiro e/ou com o Capitão Edgley Pereira de Paula, ambos da DPHCEx, pelos telefones (55-21) 2519-5105 / 2519-5858 e/ou e-mail: dphcex@gmail.com / spc.dphcex@gmail.com.


Uma lista com o nome dos participantes da Oficina estará disponível na portaria do Palácio Duque de Caxias, para possibilitar o acesso ao auditório.

Organização

A Oficina Técnica (Workshop): "Como utilizar o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações" será ministrada por Roberto Tonera (roberto.tonera@ufsc.br), membro do ICOFORT e arquiteto da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é uma realização conjunta da UFSC, em parceria com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército - DPHCEx, subordinada ao Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro (DECEx), e com o Comitê Científico Internacional Sobre Fortificações e Patrimônio Militar - ICOFORT (International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage). A realização da Oficina conta ainda com o apoio do Projeto Fortalezas Multimídia (UFSC) e do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS/COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


A Coordenação Executiva do evento será realizada por Roberto Tonera (UFSC), Edgley Pereira de Paula (DPHCEx), Marcelo de Mello Ribeiro (DPHCEx) e José Claudio dos Santos Júnior (ICOFORT), e contará com o apoio de funcionários e estagiários da Coordenadoria das Fortalezas da UFSC, e o suporte técnico de funcionários da DPHCEx.
 

 
 
 
 
 

Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social

Programa de Engenharia de Produção – COPPE/UFRJ

UFRJ - Cidade Universitária - Ilha do Fundão

Centro de Tecnologia, Bloco F, Sala 123 Caixa Postal 68.507

Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-972    

http://www.ltds.ufrj.br - E-mail: ltds@ltds.ufrj.br

Telefone e fax: (21) 2562-8294

  • LTDS